(85) 99867-4014

Sondagem à Trado
A SPT Engenharia é especializada em sondagem de solos e também ajuda as pessoas por meio de dicas e consultoria em diversas áreas: deposito de construção, plantas de casas, projetos de casas, plantas de casas, dicas de construtora, pedreiro, loteamento, material de construção, etc. Atendemos moradores de todo o Ceará.
DEFINIÇÕES DA SONDAGEM A TRADO
Sondagem a trado é um método de investigação geológico-geotécnica de solos que utiliza como instrumento o trado: um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes, que
podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas (trado concha oucavadeira).
A sondagem a trado tem por finalidade a coleta de amostras deformadas, determinação de profundidade do nível d’água e identificação dos horizontes do terreno.
Esta é uma das prospecções semidiretas mais rudimentares, embora utilizada desde os primórdios da investigação do subsolo. O trado, instrumento para perfurar e amostrar o solo de baixa a média resistência, é constituído por três partes: cruzeta, haste e trado. O trado propriamente dito pode ser do tipo concha ou helicoidal.
UTILIZAÇÃO E LIMITAÇÕES DAS SONDAGEM A TRADO
Em barragens, pode-se utilizar a sondagem a trado na pesquisa de materiais terrosos e na caracterização das fundações da barragem. Para as fundações, esse tipo de sondagem é muito empregado em complementação aos outros tipos de investigação mecânica ou para aferição da geofísica.
Estas sondagens são utilizadas também em amostras amolgadas em pesquisa de jazidas, determinação do nível d’água, mudança de camadas e avanço da perfuração para ensaio de penetração.
A sondagem a trado estão sujeitas a limitações que restringem o seu uso. O trado não consegue atravessar as camadas de pedregulhos mesmo de pequena espessura (5 cm). Um matacão com diâmetro de 10 cm é suficiente para paralisar a sondagem. Esse tipo de sondagem não permite, ainda, a escavação abaixo do nível d’água, exceto tratando-se de material bem consolidado. No caso de areias inconsolidadas, mesmo acima do nível d’água, a progressão pode tornar-se difícil ou impossível, pela não recuperação do material escavado.